200 Anos Independência do Brasil Tawny Special Reserve Porto (rótulo Imperador D. Pedro II)
Descrição
Vinho do Porto Tawny Reserva de qualidade que homenageia os 200 anos da Independência do Brasil.
Até cerca de 1756, a elaboração dos "vinhos de embarque", como na altura se apelidavam os Vinhos do Porto, seguiam o chamado "processo antigo" de vinificação. A aguardentação, sempre em pequeno volume, só tinha lugar depois de terminada a fermentação, obtendo-se assim vinhos secos.
Em 1820, surge o processo de aguardentação moderno, em que se passou a provocar a paragem da fermentação alcoólica, resultando em vinhos doces. Este processo de elaboração só passa a ser generalizado em 1852, altura em que os Vinhos do Porto começam a assemelhar-se aos atuais.
Assim sendo, o Vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na Região Demarcada do Douro, sob condições peculiares derivadas de fatores naturais e humanos. O processo de elaboração, baseado na tradição, inclui a paragem da fermentação do mosto pela adição de aguardente vínica, a lotação de vinhos e, posterior, envelhecimento.
Os Vinhos do Porto são divididos em diferentes categorias consoante o tipo de envelhecimento, variando entre os estilos Ruby, Tawny, Branco e Rosé.
O ano de engarrafamento pode não corresponder à imagem apresentada.