2020 Picowines Gruta das Torres Arinto dos Açores branco
Descrição
O vinho branco Picowines Gruta das Torres, produzido exclusivamente a partir da casta Arinto dos Açores, proveniente das vinhas centenárias da Criação Velha, a apenas 420 metros do mar, fermentou com leveduras indígenas num balseiro de carvalho francês.
Após ter estagiado sobre as borras finas durante 7 meses, passou ainda sobre estágio em garrafa na Gruta das Torres (cone lávico com 1 500 anos) durante 15 meses a 17 metros de profundidade. Apresenta uma cor amarelo-esverdeado, revelando notas vulcânicas, entre toranja fresca e lima, com nuances de pólvora e maresia. No paladar, uma jornada de frescura intensa e camadas envolventes, culminando num final longo e salgado.
A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico foi fundada em 1949, quando os produtores locais se uniram para tentar recuperar as castas nobres e a cultura da vinha em curral de pedra, hoje classificada como Património Mundial pela UNESCO. Ao longo dos anos, mais associados se uniram a esta causa, contando agora com 250, entre mulheres, homens e famílias que dedicam a vida à sua paixão e a uma arte secular. Hoje com 70 anos de história é a produtora de vinhos nos Açores mais antiga e que continua a respeitar e a preservar as tradições vitivinícolas. Esta aliança constitui a qualidade dos vinhos criados em solos açorianos.