-
Wine Spectator
94/100 -
Robert Parker
94/100
2021 Badia a Passignano Chianti Classico Gran Selezione tinto
Descrição
De cor vermelha rubi profunda, apresenta aromas a cerejas pretas, rosa e delicadas notas de chocolate de leite e cacau. É um vinho vivo e vibrante que apresenta um bouquet com sensações florais de lavanda, íris e açafrão, com um característico final longo e saboroso.
O Badia a Passignano Gran Selezione é produzido exclusivamente a partir de uma seleção das melhores uvas Sangiovese da propriedade com o mesmo nome, situada no coração da região de Chianti Classico. As vinhas estendem-se por solos ricos em calcário, com um teor médio de argila, a uma altitude de cerca de 300 metros acima do nível do mar. O envelhecimento tem lugar nas caves históricas da Badia di Passignano, do século X.
A família Antinori dedica-se à produção de vinho há mais de seiscentos anos. Desde então, em 1385, Giovanni di Piero Antinori tornou-se membro da Arte Fiorentina dei Vinattieri. Ao longo da sua longa história, abrangendo 26 gerações, a família sempre geriu esta atividade diretamente, fazendo escolhas inovadoras e por vezes corajosas, mas mantendo sempre um respeito inalterado pela tradição e pelo território.
Badia a Passignano situa-se sobre Sambuca Val di Pesa, 3 km a sul de Tenuta Tignanello, cobrindo uma área total de 223 hectares, 65 dos quais estão plantados com vinha. A sua importância fundamental na história do Chianti é registada em centenas de volumes, agora conservados nos Arquivos do Estado de Florença, que dão informações sobre as vinhas e culturas Sangiovese na região. Como confirmação disso, em 1983, nas terras em redor de Badia foi encontrado um Passignano, uma planta vitis vinifera com mil anos de idade.